fbpx
Consulta domiciliar

Blog bebê em casa

Voltar

Atenção: Saiba os 7 sinais de Alerta no recém-nascido!

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família. O recém-nascido é um ser que deve ter atenção especializada. Principalmente pelo fato de o bebê não interagir muito, não se conhece muito ainda sobre o bebê, geralmente ele só mama e dorme. Portanto, a mãe precisa ficar atenta a alguns sinais de gravidade que são mandatórios para levar o bebê ao pediatra.

1. Bebê que faz pouco xixi

Os primeiros 7 dias de vida são os dias que mais merecem atenção ao recém-nascido porque é a primeira semana que ele está em casa. A amamentação ainda está se estabelecendo, então é o momento de maior probabilidade de surgir problemas. Se o bebê está fazendo pouco xixi ou você mãe está trocando poucas fraldas, pode ser um sinal que o bebê está mamando pouco. O fato de o bebê ir ao seio materno livre demanda, não garante que ele esteja mamando bem. E se o xixi diminuiu é um sinal de que a amamentação tem que ser avaliada. É necessário avaliar a pega do bebê nas mamas, o posicionamento no colo, o tempo de mamada, alguma alteração no bebê que possa atrapalhar a amamentação e etc. Bebê que mama bem precisa trocar pelo menos 8 fraldas ao dia.

2. Bebê que faz pouco cocô ou não faz cocô

As fezes do recém-nascido são chamadas de Mecônio. São fezes pretas igual a uma graxa. Na maternidade o bebê tem que eliminar o mecônio antes de sair de alta. Isso garante que o trato gastrointestinal do recém-nascido esteja funcionando e provavelmente não há má- formação. Mas, assim que o bebê chega em casa, muitas mães relatam que ele não fez mais cocô, ou só está “melando” a fraldinha. Isso causa muito transtorno nos pais, e com razão. O que pode estar acontecendo? Bem, os primeiros 7 dias de vida do bebê é um momento de adaptação e ajuste na amamentação. O que pode acontecer é que a amamentação ainda não está eficaz. O bebê muito provavelmente não está conseguindo extrair o leite de forma adequada. Com isso, não há eliminação do mecônio (fezes). Nesse caso, a avaliação do bebê pelo pediatra é mandatória. Lembre-se: o bebê precisa sim eliminar as fezes diariamente nos primeiros 7 dias.

3. Bebê hipoativo

Bebê hipoativo é o bebê mais quietinho, dorme muito, chora pouco, só vai ao seio se estimular bastante, não suga de modo eficaz, vai ao seio e dorme. Você se identifica com essas características? Esses bebês merecem muita atenção. E acompanhamento de perto. Um bebê com essas características não vai consegui se nutrir adequadamente. Não vai mamar eficazmente. E o que pode acontecer é: desidratar, eliminar pouco xixi e fezes, a pele ficar amarela, e o bebê pode piorar clinicamente. Bebês com essas características precisam ser bem acompanhados pelo pediatra de pertinho.

4. Olhos amarelos (Icterícia)

A icterícia neonatal é a pele amarela do bebê. É uma condição da maioria dos recém-nascidos e geralmente é benigna. Mas, vários fatores clínicos podem piorar essa icterícia e levar o recém-nascido a uma condição grave com convulsões e sequelas neurológicas. Daí a preocupação do pediatra em alertar as mães. A icterícia neonatal inicia com os olhos amarelos. Fiquem de olho na cor amarela da parte parte branca dos olhos do seu bebê. Com o passar dos dias , há uma progressão da icterícia pelo corpo, e vai progredindo ou de modo lento ou rápido. As mães não conseguem vê essa progressão. Por isso, todo rhttps://bebeemcasamanaus.com.br/blog/a-ictericia-neonatal-complicacoes-e-tratamento/ecém-nascido com icterícia precisa de avaliação de perto do pediatra. Além disso, vários fatores podem piorar  a icterícia como baixa ingesta de leite materno, fazer pouco xixi e pouco cocô, e o fator Rh e ABO do sangue da mãe.

5. Febre (temperatura maior que 37,5 graus)

A temperatura normal do recém-nascido varia de 36,5 a 37,5 graus. O bebê nesse período ainda tem uma instabilidade térmica. Se colocar muitas roupas ou o ambiente estiver muito quente, o bebê pode ficar com febre. Mas se a temperatura do bebê se mantiver maior que 37,5 graus pode ser sinal sim de algo mais grave como Infecção Neonatal. Principalmente se outros fatores de alerta estiverem presentes. É mandatória avaliação pediátrica minuciosa do bebê.

6. Vômitos

O vômito é um sinal de alerta importante. Recém-nascido que vomita não consegue se alimentar e vai desidratar. O vômito é um sinal clínico de muitas doenças que precisam ser avaliadas com urgência: problemas metabólicos, erro inato do metabolismo, má-formação gastrointestinal, problemas endocrinológicos etc. Esse sinal de alerta merece atenção.  Procure o pediatra.

7. Umbigo com odor fétido e secreção

O coto umbilical é um pedaço do cordão umbilical que foi clampeado na hora do parto. Esse coto não tem inervação, portanto ele não dói. Mas, ele passa por um processo de cicatrização até cair por volta de 7 a 14 dias. Durante o processo de cicatrização, esse coto vai sendo colonizado por bactérias da pele do bebê e merece ser higienizado a fim de que não haja infecção do coto umbilical. O que você precisa fazer: manter o coto sempre limpo e seco e manipular o coto com as mãos limpas. Esses são as dicas principais. Na nossa rotina orientamos as mães a higienizar o coto com álcool 70% pelo menos 3x ao dia até cair. Após cair só manter a higiene do banho e secar bem.

Se durante o processo de cicatrização , o coto umbilical evoluir com odor fétido, secreção amarela, e vermelhidão ao redor da barriga, procure avaliação pediátrica. O bebê pode está evoluindo para uma Onfalite, que é uma infecção do coto umbilical , e nesse caso o bebê terá que receber antibióticos.

 

👩🏻 Bem, mostrei alguns sinais de alerta no bebê nos primeiros dias de vida como pouco xixi e cocô, pele amarela, infecção no umbigo, febre, vômitos e bebê muito sonolento.  Não se pode subestimar os sinais e acreditar que está tudo bem e vai melhorar. Diante de alguns desses sinais procure o pediatra. 

👍🏼 Lembrando: a primeira consulta do recém-nascido é com 5 dias de vida, ou mais tardar nos primeiros 7 dias de vida.👶🏻

Que tal mães? Este post foi últil para vocês? COMPARTILHE com uma amiga!

Dra. Giselle Izel 
Pediatra Domiciliar em Manaus

CRM/AM 6981

 

Veja também:

Lavagem nasal no recém-nascido

15/10/2022 1269 0

Lavagem nasal no recém-nascido

Leia mais
O recém-nascido não deve receber visitas e nem sair de casa!

25/10/2022 649 0

O recém-nascido não deve receber visitas e nem sair de casa!

Leia mais
Quanto tempo esperar para o recém-nascido arrotar?

13/10/2022 2586 0

Quanto tempo esperar para o recém-nascido arrotar?

Leia mais
A primeira consulta do bebê

05/09/2022 118 0

A primeira consulta do bebê

Leia mais
A Icterícia Neonatal: Complicações e Tratamento

30/12/2020 1007 0

A Icterícia Neonatal: Complicações e Tratamento

Leia mais
O Teste do Olhinho e a Prevenção da Cegueira no Bebê

21/02/2022 347 0

O Teste do Olhinho e a Prevenção da Cegueira no Bebê

Leia mais
Retinoblastoma: o câncer ocular mais comum nos bebês

18/02/2022 274 0

Retinoblastoma: o câncer ocular mais comum nos bebês

Leia mais
Novembro Roxo: mês da prematuridade

12/11/2021 474 0

Novembro Roxo: mês da prematuridade

Leia mais
Atenção: Saiba os 7 sinais de Alerta no recém-nascido!

14/06/2021 29684 1

Atenção: Saiba os 7 sinais de Alerta no recém-nascido!

Leia mais
A icterícia neonatal e seu tratamento

02/06/2021 18040 0

A icterícia neonatal e seu tratamento

Leia mais
[VÍDEO] Como surgem as fissuras mamilares?

1020 0

[VÍDEO] Como surgem as fissuras mamilares?

Leia mais
[VÍDEO] A troca de fraldas do bebê de modo seguro!

25/05/2021 1282 0

[VÍDEO] A troca de fraldas do bebê de modo seguro!

Leia mais
Whatsapp 92982153704